Secretaria de Saúde ampliará testagem para mapear casos de Covid-19

SAÚDE
    29 de maio de 2020

Objetivo é aumentar índices de testes da população através das unidades de saúde

 

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, vai ampliar a testagem de Covid-19, a fim de mapear a circulação do coronavírus na cidade. O objetivo é ampliar os grupos de testagem, incluindo pacientes com síndrome gripal, através de testes rápidos nas unidades de saúde sentinelas em Covid-19.

Serão realizados os seguintes testes: PCR para pacientes entre 3 e 7 dias de sintomas e o teste rápido para pacientes após 8 dias de sintomas. Serão submetidos aos exames pacientes que atendam aos critérios considerados de risco como: idosos, profissionais da saúde, profissionais da segurança pública, cardiopatas, pneumopatas, pacientes com doenças neurológicas, pacientes com Mal de Parkinson, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado, diabéticos, gestantes de alto risco, portadores de doenças cromossômicas, população em situação de rua, quilombolas, povos indígenas e casos suspeitos em instituições fechadas.

“É uma estratégia fundamental para identificar possíveis cadeias de transmissão e prevenir a disseminação do vírus. Estamos entrando em um período complicado, onde os números crescem em todo o país e é preciso ampliar a nossa capacidade de testes e diagnósticos, a fim de garantir uma política de enfrentamento ao coronavírus, de modo que a rede municipal de saúde possa garantir a assistência adequada aos que necessitam de cuidados médicos. Vamos testar, testar e testar e adotar as políticas de isolamento dos casos confirmados e suspeitos, melhorando o controle da doença em nosso município”, afirma Lisete Ganeo, Secretária de Saúde.

Até o momento, os testes eram realizados no Pronto Atendimento Municipal 24 Horas e na Santa Casa de Misericórdia de Leme e a partir de então, mais 5 unidades de referência passarão a realizar os testes: São Manoel, Imperial, Primavera, Vanessa e Quaglia. As equipes passaram por treinamento específico, a fim de aplicar corretamente os testes rápidos e coleta de material para exame PCR.

“Preocupados em obter os resultados dos exames com maior agilidade, adquirimos testes rápidos e mais os exames de PCR na USP Pirassununga. Essa medida permitiu que os resultados saíssem em menor tempo, aumentando nossa capacidade de testagem, o que possibilita adotar rapidamente medidas de isolamento e monitoramento dos casos positivos, objetivando maior controle da doença no município. Agora vamos ampliar ainda mais, testando mais grupos, pois assim, teremos a exata noção da situação e controle do coronavírus. É evidente que quanto mais realizamos testes, mais casos serão confirmados, portanto, é preciso que a população siga todas as recomendações, evite aglomerações, festas e que usem máscaras e higienizem as mãos com frequência”, afirma o prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.

Síndrome Gripal (SG) é quando o paciente apresenta quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde através do telefone 3573.6599.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme

clique na foto para ampliar