Secretário Estadual de Turismo e Viagens inaugurará o Centro de Informações Turísticas e Casa de Ofícios de Arte Popular

CULTURA E TURISMO
    23 de agosto de 2025

Centro de Informações Turísticas e Casa de Ofícios, iniciativas da Secretaria de Cultura e Turismo, atenderão moradores e visitantes da cidade

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará, no dia 28 de agosto de 2025, às 15h30, a inauguração de dois importantes equipamentos culturais e turísticos: o Centro de Informações Turísticas (CIT) e a Casa de Ofícios de Arte Popular de Leme, também conhecida como Casa dos Artesãos.

O Complexo Cultural será inaugurado pelo Secretário Estadual de Turismo e Viagens, Sr. Roberto de Lucena, que confirmou a presença em resposta ao convite enviado.

 

Centro de Informações Turísticas (CIT)

Localizado na antiga bilheteria da FEPASA, na Praça Manoel Leme, o CIT tem como objetivo promover, informar e orientar visitantes e moradores sobre os atrativos turísticos, culturais, gastronômicos, hoteleiros e eventos da cidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo municipal.

Entre suas funções, o CIT disponibilizará informações atualizadas sobre pontos turísticos, serviços de hospedagem, alimentação, transporte e demais serviços de interesse ao turista; atuará como ponto de apoio ao visitante; coletará dados sobre o fluxo turístico; incentivará a integração com o trade turístico local e regional; e promoverá a valorização do patrimônio cultural e natural do município.

 

O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ajustes conforme o fluxo turístico.

 

Casa de Ofícios de Arte Popular de Leme

Também no Complexo da antiga FEPASA, na Praça Manoel Leme, a Casa de Ofícios tem como propósito valorizar e difundir o artesanato e a arte popular produzidos por artesãos e artistas locais. O espaço oferece infraestrutura para exposições, oficinas, feiras e comercialização, promovendo a identidade cultural de Leme e fomentando a geração de renda para os participantes.

Poderão participar da Casa os artesãos e artistas cadastrados no Cadastro Municipal de Artesãos, conforme previsto na Lei nº 3.315/2013, e aprovados pelo Conselho Municipal de Turismo.

 

O funcionamento será:

- Terças, das 9h às 18h

- Quartas, das 12h às 20h

- Quintas, das 9h às 18h

- Sextas, das 9h às 18h

- Sábados, das 8h às 14h

 

Aos domingos e segundas, a Casa permanecerá fechada, exceto em dias de eventos na praça, quando funcionará em horário especial.

 

“Esses novos equipamentos, que integram o Complexo Cultural, representam um passo importante para o fortalecimento do turismo e da arte popular em Leme, promovendo informações, orientação e oportunidades para nossos artesãos”, afirmou Patrícia Cunha Bertini, Secretária de Cultura e Turismo.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º andar - Centro ou pelo telefone 3097-1000.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar