Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio

22 de setembro de 2022

Tema desse ano é “A Vida é a Melhor Escolha” – VOCÊ É MUITO IMPORTANTE

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde informa sobre o Mês Setembro Amarelo.

Fatores de Risco: Todos devemos estar atentos aos fatores relacionados para podermos ajudar.

1.         Transtornos mentais: Pessoas com depressão, transtorno bipolar, transtornos relacionados ao uso de drogas lícitas ou ilícitas (álcool, maconha, crack e cocaína, por exemplo), esquizofrenia e transtorno de personalidade fazem parte do grupo de risco. Dessa forma, a identificação e o tratamento dos transtornos mentais pelo médico psiquiatra estão entre os principais fatores de proteção na prevenção.

2.         Histórico pessoal: Tentativa prévia é o principal fator de risco para o suicídio. Indivíduos que já tentaram, têm de cinco a seis vezes mais chances de tentar novamente.

3.         Ideação (Ideias): Comentários que demonstrem desespero, desesperança e desamparo podem ser manifestação de uma ideação suicida. Atenção a expressões como "eu desejaria não ter nascido", "caso não nos encontremos de novo", "eu preferia estar morto" - são sinais de alerta.

4.         Fatores estressores crônicos e recentes: Eventos estressares significativos, como separação conjugal, migração ou perda de uma pessoa próxima, além daqueles que levem a prejuízo econômico e social, como falência e perda do emprego, estão associados ao surgimento de pensamentos suicidas.

5.         Organizar detalhes e fazer despedidas: É de extrema importância observar se existe algum comportamento que sugira uma preparação para o suicídio: mensagens de despedida (bilhetes ou recados nas mídias sociais), cartaz, testamentos, doação de posses importantes e acúmulo de comprimidos são alguns exemplos. Além disso, verificar se há "comportamento de despedida", como ligações incomuns a parentes ou amigos dizendo adeus, como se não fosse vê-los outra vez.

6.         Meios acessíveis: Acesso a armas de fogo, locais elevados e medicação em grande quantidade aumenta a chance de que uma eventual tentativa de suicídio seja efetivada.

7.         lmpulsividade: Por mais planejado que tenha sido, muitas vezes parte de um ato motivado por eventos negativos. O impulso para cometer é geralmente transitório, com duração de alguns minutos ou horas e pode estar presente particularmente em jovens e adolescentes. A impulsividade pode ser acentuada na presença de abuso de substâncias.

8.         Eventos adversos na infância e na adolescência: Ter sofrido maus tratos e abuso físico, sexual ou psicológico na infância, apresentar abuso ou dependência de substâncias lícitas ou ilícitas e falta de apoio social estão associados a maior risco de suicídio. É importante lembrar que a queda no desempenho escolar pode ser reflexo de um transtorno psiquiátrico não diagnosticado.

9.         Motivos aparentes ou ocultos: Algumas pessoas com esses pensamentos podem considerar a morte como um "meio de sair do sentimento momentâneo de infelicidade", "acabar com a dor", "encontrar descanso" ou "final mais rápido para os seus sofrimentos". Comentários com esse tipo de conteúdo servem como sinal de alerta.

10.      Presença de outras doenças: Doenças crônicas, incluindo neoplasias em fase terminal, são fatores de risco. O acompanhamento de pacientes que apresentem condições médicas com essas características deve incluir atenção especial à sua saúde mental.

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE, CUIDE-SE.

(fonte: www.setembroamarelo.com.br)

Em Leme, os serviços de saúde mental estão disponíveis:

CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial

Rua: Major Rafael Leme, 414 - Centro / 3554-7982 - 3571-2550

CAPS AD-  Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Rua: Emilio Andrielli, 45 - Barra Funda/ Tel: 3554-3526

CAPS IJ-  Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil

Rua: Peixe Abade, 215 - Bela Vista / Tel: 3571-0297

Também é possível obter ajuda no CVV - Centro de Valorização da Vida

Fone: 188 ou Chat: www.cvv.org.br (24 horas por dia, 7 dias por semana)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 - Jd. Alvorada, ou através do telefone 3573-6599.

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME