Simpósio sobre cuidado integral no enfrentamento ao câncer será realizado em Leme

COMUNICAÇÃO SOCIAL
    01 de abril de 2026

Evento gratuito acontece no dia 8 de abril e reunirá especialistas para discutir avanços médicos, acolhimento e suporte aos pacientes

 

A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, convida a população para participar do simpósio “Câncer Além do Diagnóstico: Informação, acolhimento e cuidado integral”, que será realizado no próximo dia 8 de abril, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

Promovido pelo Instituto Social de Assistência (ISA), o evento acontecerá no Anfiteatro Municipal Professora Salete Aparecida Ciccone Marchi, reunindo especialistas e profissionais da área da saúde para debater avanços no tratamento do câncer, além da importância do acolhimento e do cuidado integral aos pacientes e familiares.

O simpósio é aberto à comunidade e tem como objetivo ampliar o acesso à informação, promover a conscientização sobre a doença e discutir aspectos médicos e emocionais envolvidos no enfrentamento do câncer. A programação é voltada tanto para a população em geral quanto para pacientes, familiares, estudantes e profissionais da área da saúde.

Entre os destaques da programação estão palestras com especialistas de instituições reconhecidas nacional e internacionalmente. No período da manhã, o professor Wagner José Fávaro, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abordará os avanços da imunoterapia brasileira e o desenvolvimento de novas terapias no tratamento oncológico. Na sequência, o professor Gustavo Kastien Tartaro apresentará reflexões sobre psico-oncologia, destacando o enfrentamento emocional e a busca por qualidade de vida durante o tratamento.

No período da tarde, o simpósio terá como foco a oncologia pediátrica. O médico Luiz Fernando Lopes, diretor científico do Hospital de Amor de Barretos e diretor associado do St. Jude Children's Research Hospital, nos Estados Unidos, discutirá os desafios globais da oncologia infantil e a importância do diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.

A iniciativa reforça a importância da informação e do cuidado humanizado no enfrentamento da doença, contribuindo para ampliar o conhecimento da população sobre prevenção, tratamento e apoio aos pacientes.

 

Data: 08 de abril de 2026 (quarta-feira)

Horário: das 08h30 às 16h45

Local: Anfiteatro Municipal Professora Salete Aparecida Ciccone Marchi

Endereço: Rua Major Arthur Franco Mourão, 55 – Centro – Leme/SP

Realização: Instituto Social de Assistência (ISA)

 

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. A informação e o acolhimento são aliados fundamentais na luta contra o câncer.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Comunicação Social, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 - 5º andar - Centro ou pelo telefone 3097-1000.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LEME

clique na foto para ampliar